MODA E LITERATURA - 2010

Moda e Literatura 2011 : Tema: A Literatura Paulistana
Moda e Literatura 2010: tema: “Cidades Latino-americanas” Enfocará a produção de escritores latino-americanos que, em suas obras, privilegiaram a realidade urbana. Projeto teórico-prático executado pelos alunos do terceiro semestre da graduação de moda da UNIFMU.
Programação: Desfile performático no dia 22 de outubro de 2010, 12 horas, na Avenida Paulista. Saída: Rua Minas Gerais, destino Livraria Cultura - Conjunto Nacional.

informações: zizizaza@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de março de 2010

Resenhas da turma A - Manhã

Jogo da Amarelinha- Julio Cortazar

Grupo: Rafala W0hlers, Leticia Santini e Marcio Akyoshi

O Amor Natural – Carlos Drummond de Andrade



Analisando o contexto do livro, nota-se que é um texto bom e de fácil interpretação. Usa-se uma linguagem coloquial-informal, em poemas curtos, visando ter um contato mais direto com o leitor, causando interesse no mesmo. Trata-se do último livro publicado por Carlos Drummond de Andrade, tendo em data sua primeira publicação o ano de 1992, sendo a nossa a décima - sétima edição feita no ano 2009, vinte e dois anos depois de que o autor veio a falecer.
Drummond nasceu em Itabira, uma cidade do interior de Minas Gerais, onde retrata sua infância em inúmeros de seus poemas. Fez faculdade de farmácia, mas nunca chegou a exercer a profissão. Trabalhou como redator de jornais como: Minas Gerais, Diário da Tarde. E apesar de publicar dezenas de livros românticos e alegres, o poeta deixou obras inéditas: Moça deitada na grama, O amor Natural, Farewell, O avesso das coisas, Poesia Errante e Arte em Exposição, que foram publicados apenas depois de sua morte.
A obra O amor natural, publicada pela Editora Record, no ano de 2009 no Rio de Janeiro, contém quarenta poesias descritas em oitenta e oito páginas, uma cronologia de Drummond com os principais pontos de seus trabalhos e obras descritas em onze páginas, uma prévia escrita por Affonso Romano de Sant'Anna, de sete páginas, contém ilustrações de Milton Dacosta, e a capa foi desenvolvida por uma foto tirada em 1984, por L. de Brito e Silva.
É um livro romântico e ao mesmo tempo sensual, mas não chega a ser vulgar, apesar de ter uso de palavras fortes, que instigam o leitor, como: bunda, vagina, clitóris, membro, pênis, vulva, nádegas e ânus... Com certeza, foge “dos padrões” Drummond, com leitura direta, crônicas leves e suaves, e aparência tímida, “certinha” e simpática. Neste livro, Drummond aborda experiências que teve no decorrer de sua vida com as mulheres, ressaltando o prazer que sente com o corpo feminino e as vantagens de belas curvas, ilustradas por Milton: bem volumosas (as mulheres são gordinhas), em poses bem sensuais e de cabelos longos.
A proposta é a do Projeto Moda e Literatura, da FMU, sendo o tema escolhido para o ano de 2010 “Autores Latino-Americanos”, onde Drummond foi selecionado e o livro sorteado. O intuito do projeto é de, após o termino da leitura, nos inspirarmos na história do livro, e desenvolvermos uma roupa inspirada nas sensações transmitidas pelo mesmo. Além deste título, foram escolhidas outras dezenas diferentes, divididos em grupos que visam criar os melhores looks para serem apresentados na Avenida Paulista, no desfile que nomeia o fim da etapa do Projeto.
Trata-se de um trabalho interdisciplinar, e as matérias participantes são: Moda e Estilo Contemporâneo (onde a professora Miti Shitara nos auxiliará a encontrar estilistas que desenvolvam algo relacionado ao nosso look, para obtermos inspiração),

Laboratório de Costura (onde a professora Teresinha Traldi auxiliará na formação da roupa), Pesquisa e Metodologia Científica (onde o professor Rodrigo Vilalba nos auxiliará na parte escrita do projeto), Pesquisa, Criação e Estilo I (onde a professora Jô Souza, mandante do projeto, nos auxiliará na escolha do look e nos bastidores do desfile final), Desenho Técnico Digital (onde o professor A. C. Scodieiro nos auxiliará na digitalização dos croquis e textos e na formação de um anúncio com o editorial), Desenvolvimento de Produtos (onde o professor Décio Vicentin nos auxiliará na formação do look) e Laboratório de Modelagem (onde a professora Nilzeth Gusmão nos auxiliará na modelagem da roupa).
Nosso look será formado por transparências, volumes e sensualidade, valorizando o corpo feminino, não sendo vulgar (assim como a mensagem que o livro passa).
Concluindo, tentaremos transmitir as sensações que captamos no decorrer do livro: como tesão, paixão, desejo, romance, excitação etc., em uma obra claramente inspiradora, suficientemente capaz de ser divulgada no desfile final junto com os demais melhores looks.


Grupo:Amanda Wolfenberg ,Angélica Mayume, Juliana Yuri e Mariana Lobo


A Passagem Tensa dos Corpos - Carlos de Britto e Melo



1. Sinopse

A temática da obra gira em torno da morte e da linguagem como forma de registro. O narrador é indefinido, quase que inexistente, exceto pelo fato de que possui apenas a língua, e tem como função narrar às mortes que encontra nas cidades de Minas Gerais. Seu principal objetivo é usar a palavra para reunir a partir dos mortos, um corpo para si. Mas só pode haver o registro da morte quando ela é confirmada e reconhecida.
Em uma dessas situações, prestes a narrar o que seria seu último registro, o narrador se depara com um cadáver insepulto, não velado, mantido como ‘vivo’ pelos moradores da casa. Sem paciência, o narrador passa a conviver com o morto e a família, na ânsia de descobrir pistas sobre essa tenebrosa situação, e qual a sua relação com a morte, a linguagem e o ofício de narrar, assim como a passagem de seu próprio corpo.

2.Ficha Técnica

O romance foi construído evidenciando em seus 165 capítulos curtos e fragmentados, a ambigüidade e relação da linguagem com a morte.
A intenção do autor com essa estruturação foi construir um efeito visual em cada página como uma possível forma para morte - sob forma dos espaços vazios entre os parágrafos, do corte das frases, da fragmentação do texto, da ausência de nomes próprios. Quando a frase é cortada e continuada em baixo, entre espaços, não se tem muita certeza de sua continuidade, assim como a vida, a morte e a passagem dos corpos.
A narração se dá por um narrador-personagem, que além de ter a função de narrar, o faz em primeira pessoa e participa também como personagem o principal.
Os outros personagens não podem ser classificados pelo papel que representam, pois todos demonstram igual importância para o desenrolar da obra.


2.1 Biografia do Autor

Carlos de Brito e Mello nasceu em Belo Horizonte, em 1974. É mestre em comunicação social, professor universitário e integra o Coletivo Xepa, de projetos ligados às artes plásticas. Publicou O cadáver ri dos seus despojos (contos) e fez parte das coletâneas Entre duas mortes e Sombras. Foi vencedor, em 2008, do prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, na categoria Jovem Escritor Mineiro.
Estréia seu primeiro romance, em 2009, com A passagem Tensa dos Corpos.

3. Proposta

A leitura desta obra foi indicada pelos professores do curso de moda da UNIFMU onde os alunos participarão do projeto Moda e Literatura 2010, que tem como tema: “Cidades Latino-americanas”. Enfocará a produção de escritores latino-americanos que, em suas obras, privilegiaram a realidade urbana. O projeto visa à motivação do aluno para a construção de um repertório simbólico necessário ao experimento de criação, reunindo todo o aprendizado já adquirido ao longo do curso, e aplicando todas as referências literárias em um look criado por ele.
Como sendo um projeto trans-multi-inter disciplinar, professores e matérias darão suporte teórico e prático em suas disciplinas. A orientação principal se dará na matéria Pesquisa e Criação estilo I com a professora Jô Souza. Assim sendo, cada disciplina deverá ter como foco a contribuição ao produto final do Módulo desta maneira fica definido que:

1- DESENHO DIGITAL II
Ensinar ao aluno a representação proporcional, clara e detalhada da peça de vestuário que será executada pelo grupo. A elaboração da ficha técnica e do croqui. Até a montagem do book do projeto MODA E LITERATURA.

2-LABORATÓRIO DE COSTURA II
Acompanhamento dos processos de uma produção: corte, confecção, acabamento da roupa do grupo. Além de orientação na montagem da ficha técnica;

3-LABORATÓRIO DE MODELAGEM II
Desenvolver o diagrama de modelagem básica da peça que será executada pelo grupo. Direcionar o aluno na escolha dos tecidos, aviamentos.

4-MODA E ESTILO CONTEMPORÂNEO
Fornecer informações para o entendimento das mudanças na moda, de acordo com as necessidades e inovações ocorridas em cada momento histórico, aguçando a percepção dos alunos para entender o presente e construir o futuro, resgatando o passado.
5- PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Iniciar o aluno na prática do pensar, mediante a orientação de leitura crítica e sistemática de da obra escolhida; na expressão coerente das idéias, bem como no debate dessas idéias em produções escritas e/ou orais.

6- PESQUISA, CRIÇÃO E ESTILO
Ampliar o repertório cultural do aluno, capacitando-o ao entendimento e uma visão critica sobre o objeto de estudo. Inserir o aluno em linhas metodológicas que possibilitarão seu próprio desenvolvimento de pesquisa. Estimular a criatividade e a capacidade de organização do trabalho de pesquisar. Exercitar o hábito da leitura como fonte de conhecimento e repertorio. Compreender e saber interpretar textos literários como fonte de inspiração para o desenvolvimento de um projeto de moda.

7- PESQUISA, PROJETO DE MODA II
Orientar o aluno quanto aos tecidos, re-tecidos, aviamentos e demais materiais mais adequados a representar e “traduzir” os autores, temas e obras abordados pelos alunos.

4. Descrição e Conclusão

Como se tratando de uma obra sobre o corpo, foram selecionadas uma série de passagens das quais são de grande importância como inspiração para a confecção do produto final. Os trechos que remetem a texturas, cores, sensações e cheiros à seguir foram retirados diretamente do livro, e logo a baixo há uma pequena explicação da interpretação deles, e possível aplicação das texturas e sensações no look do projeto.

“Aquilo que o constituía dentro, alcança o exterior na forma líquida. Fora dele, aos poucos, parte do homem espalha.”; Capítulo 6, página 21.
(Pode ser traduzido para o look como textura: órgãos espalhados, juntamente com sangue; e sensação de desconforto)

“As dependências da casa permanecem escuras, (...)”; Capítulo 14, página 29.
(Sentimento de desilusão, solidão, tristeza, perda)

“De tudo o que fui, restou-me apenas a língua, loquaz, grossa e comprida, projetada para fora da boca durante o sufocamento que me matou.”; Capítulo 29, página 53.
(Sensação de desconforto e pressão, textura grosseira)

“Atração das cordas, que substituem a musculatura de C. na tarefa de sustentá-lo, rompeu duas linhas de pele cinzenta na parte exposta de seu corpo.” Capítulo 33, página 60. (Aplicação direta no look de cordas grossas, e textura fragmentada, como o corpo em decomposição de C.)


“A fita vermelha desfez-se as bordas do papel queimaram-se muito, mas seu centro preservou-se minimamente, do fogo. Ali, três fragmentos de frases podem ser lidos.
E não terás receio em falar sobre o que acontecia
Tu conviverás, do modo que desejares, com a minha presença
Livra-te do sentimento inútil de piedade. Cuida de ti.” Capítulo 87, páginas 148/149.
(Possível aplicação de detalhes em vermelho no look)

“Minha mãe se aproximou de mim com as mãos enroladas nas partes do xale, e com ele eu fui sufocado.
(...) Durante o sufocamento meu corpo voltou-se a mim mesmo à procura desesperada de ar, consumindo-o onde o encontrava e esvaziando os órgãos e o sangue onde havia oxigênio. Perdi consistência e tenacidade, e minha ossada, solidez. Em mim a anatomia ficou louca, tornando-se de menino a um conjunto de carne mole e roxa. Capítulos 110/111, páginas 187/188/189.
(Textura mole, lisa; colocação do xale no look).

Grupo: Amanda de Gregório Souza, Aryane Lais e Ana Carolina


O Rocambole - David Arrigucci

O rocambole de Davi Arrigucci Jr. Conta a história de duas famílias vizinhas de Imigrantes. De um lado os Heyst de descendência européia e do outro os alegres italianos Pascali.
Os Heyst , uma família decadente, presa a lembranças , que recebem em seu abandonado casarão a ex noiva do falecido filho da matriarca Leontina.
Leontina Heyst , era uma pessoa marga que vivia se escondendo pelos cômodos escuros do casarão, que após a morte de seu filho, resolve chamar sua quase nora para passar uns tempos por lá.
Mariana a noiva que perdeu seu amado, retrata o tempo todo pelos cômodos do sombrio casarão, sua dor, sofrimento, angustio e ódio por causa daquela megera, a principal culpada pela morte do seu amor. Lourenço, que se suicidou ás vésperas do casamento por uma mentira inventada pela própria mãe, que era contra o casamento, por não achar a noiva boa o suficiente para seu filho. O medo de perder seu amor o levou a tal ato.
No casarão ainda viviam a irmã de Leontina, Helga. Uma solteirona e beata, que na juventude também foi proibida de se casar pela irmã. A única coisa que ainda lhe sobrara e que fazia muito bem , era ser uma doceira de mão cheia, onde botava toda sua sensualidade em seus maravilhosos doces e no seu incomparável rocambole de goiabada. Dona Fiammeta que o diga!
Dona Fiammeta era a vizinha italiana que morava na casa ao lado, e que apesar dos anos que vivia no Brasil, ainda se surpreendia pelos sabores locais, principalmente com os doces de Helga. Que ao saboreá-los despertava certas sensações um tanto estranhas. Desejo.
Era esposa de seu Pepe imigrante italiano e viajante, que decidiu fincar as raízes por São João da Boa Vista e agora era alfaiate. Os dois tinham que lidar com as confusões do filho Paquinha que desde pequeno não mostrava interesse por coisa alguma, a não ser caçar passarinhos no pomar dos Heyst, que ficava ao fundo do casarão e arrumar confusão por ai com os outros garotos da rua na adolescência.
Ficavam inventando histórias e bebendo por ai, até que teve a brilhante idéia de criar o teatro rocambolesco, onde em um bar da nove de julho após o expediente
as portas se baixavam e o palco era montado, onde encenavam história inventadas e copiadas do cinema na época que tanto os fascinavam. Ali se desenrolavam as caraminholas de sua cabeça.
Duas famílias completamente diferentes, uma presa em seus costumes eseu assombroso passado, sem a menor intenção de mudar e a outra querendo alegre querendo mudar o mundo segundo suas caraminholas, mas ambas com o mesmo sentimento. Desejo!
Esse desejo que fez com que Mariana fosse embora em busca de uma nova vida e o de Paquinha que não teve coragem o suficiente de demonstra lo.

Grupo : Mariane Belanda Ying


Sargento Getúlio - João Ubaldo Ribeiro

Sinopse

Sargento Getúlio é um livro que conta a história de um policial militar, homem de confiança do coronel Acrísio Antunes, encarregado de levar um prisioneiro adversário político do coronel, de Paulo Afonso sertão da Bahia até Barra dos Coqueiros litoral de Aracajú. Durante esse trajeto, acompanhado de seu motorista e amigo Amaro, Getúlio conta tudo o que acontece nessa viagem cheia de aventuras, crueldade, lealdade e valentia.

Ficha técnica

É uma narrativa na qual o protagonista da história é o narrador-personagem, e trata-se de um monólogo com algumas interrupções em forma de diálogo com outras personagens. A linguagem usada é a coloquial (caboclo-sertaneja), mas também são usadas algumas palavras da forma culta, mas com erros gramaticais.
A história se passa em uma transição de dois ambientes o sertão e o litoral no período de 1950.
A narrativa acontece através de regressões no tempo.

Proposta

A leitura do livro foi uma proposta de trabalho interdisciplinar para os alunos de moda do terceiro semestre, no qual o intuito final é a produção de um look para um desfile de moda feito pelos mesmos. A primeira parte foi o sorteio dos livros, por grupos, na aula da professora Jô Souza, a idealizadora do trabalho e também a orientadora geral do mesmo. Nas aulas de desenvolvimento de produto a orientação será voltada para área de sensações transmitida pelo livro que podem se tornar texturas, cores, formas, etc.. As aulas de metodologia de pesquisa servirão para a pesquisa mais aprofundada sobre o livro e o que ele transmite que possa nos ajudar para a produção do look. As aulas de historia da moda contemporânea auxiliarão na escolha de estilistas que se relacionem com a característica do livro como fonte de inspiração. As aulas de modelagem auxiliarão na montagem da peça traduzindo para o tecido as formas que haviam sido idealizadas e desenhadas no croqui. A aula de costura auxiliará na construção da peça. Na aula de desenho digital faremos uma pagina de revista com o look.
Descrição

Getúlio é um homem muito violento, rude, rústico e sem estudos, mas ao mesmo tempo é muito inocente, leal e corajoso. As características desse homem são a todo o momento expostas no livro por suas atitudes. Getúlio se torna um jagunço (cabo eleitoral) de um chefe político de Aracaju após ter assassinado sua mulher devido a seu ato de adultério, conseguindo assim proteção de Acrísio Antunes seu chefe. Durante esse tempo como jagunço já havia feito muitos serviços, isto é, mortes. Quando decide se aposentar, recebe sua última tarefa: prender um adversário político de Paulo Afonso, (um udenista), e levá-lo para Aracaju. Nessa travessia acompanhado do seu amigo e motorista Amaro, ele conta a história da sua vida, e da viagem atual. O plano de Getúlio e seu chefe era levar o prisioneiro do sertão para o litoral, vivo. Num velho automóvel, um hudso.
No decorrer na história já em Aracaju o chefe de Getúlio, vinha sendo pressionado pela imprensa e por autoridades superiores, para que o jagunço libertasse o prisioneiro, que resolveu desobedecer a seu chefe, alegando que era homem de uma palavra só e que não voltaria atrás, mesmo sem o apoio de seu chefe. O jogo político e as mudanças que ocorriam no país são incompreensíveis à mente rústica do sargento, que resolve levar a cabo sua missão de qualquer maneira. Neste momento, passou de caçador para caça. Após vários acontecimentos sangrentos, como a morte de um tenente que foi mandado para prender o sargento, foi morto degolado pelo mesmo. Getúlio, sempre arrastando o udenista-comunista, aproxima-se de Aracaju. Por vezes, perde a lucidez e mergulha em delírios. Chega a imaginar que tem a seu lado um magnífico exército, cujo comandante é tão valente que persegue São Jorge pelo sertão sergipano. Nas imediações de Aracaju, enfrenta uma força militar que termina por abatê-lo. Surpreendentemente, o sargento narra a sua própria morte.

Conclusão

O livro trata-se de um drama sertanista, na qual suas características pedem um look masculino rústico e agressivo em tons escuros e foscos com um ar de envelhecidos. Isso se deve as características marcantes da personagem principal, o sargento Getúlio que é um homem:

Serio
Rústico
Valente
Cruel
Leal
Ignorante
Agressivo
Rude
E de apenas uma palavra

Emoções e sensações transmitidas no livro

Ambiente: seco, empoeirado, com presença de animais, arvores retorcidas, alguns locais com mata fechada.
Cores: marrom, verde musgo, cáqui.
Texturas: ásperas, porosas.
Cheiros: água do mar, terra, suor, grama, chulé.
Sons: pássaros, sapo, tiros, motor de carro velho, silêncio.
Características da personagem principal: Sério, Rústico, Valente, Cruel, Leal, Ignorante, Agressivo, Rude, E de apenas uma palavra.

Grupo: Mariana da Silva Sá, Kemily Bannout, Natani Munhoz e Renata Zaupa


A Navalha na carne - Plínio Marcos


A obra Navalha na Carne foi criada pelo dramaturgo Plínio Marcos (29/09/1935-19/11/1999) em 1967, primeiramente em um formato de peça de teatro, mas proibida pela censura, tornou-se um livro contendo encenações fotográficas. O Autor é conhecido por retratar com bastante clareza a vida dos submundos de São Paulo, destacando a marginalidade, prostituição e homossexualismo, que são atuais até os dias de hoje.

A trama se desenvolve a partir de diálogos entre três personagens : Neusa Sueli, uma prostituta de 30 anos, Vado, seu cafetão e Veludo, um homossexual ; que interagem se ofendendo, agredindo e se questionando uns aos outros. A partir do momento em que Vado não encontra a quantia em dinheiro que Neusa Sueli sempre deixa no quarto, a história engloba o personagem Veludo, que é acusado de furtá-los. Ao longo de brigas, gritos e pancadas, o rapaz confessa que roubou para comprar drogas, e então os personagens chegam em um limite extremamente agressivo . Neusa Sueli se aborrece com Vado , que a ofende com palavras violentas, e o ameaça com uma navalha para fazer sexo com ela. Logo, o homem consegue escapar do quarto e a moça permanece sozinha comendo um sanduíche de mortadela.

O cenário consiste em um guarda-roupa velho, uma cama de casal, um criado-mudo e uma cadeira, localizados em um quarto de hotel de quinta classe. A obra expressa muito a linguagem baixa e ofensiva dos protagonistas, que discutem ao longo da trama deixando explicita a marginalidade vivida na época, relacionando com prostituição, drogas e briga pela própria sobrevivência.

Por ser uma peça de teatro, o texto é em prosa, com discurso direto, linear e com linguagem coloquial.

Com base no projeto Moda e Literatura da professora Jô Souza, a obra de Plínio Marcos se tornará uma fonte de inspiração para criação de um look do grupo de Vinicius Uehara, Natalie Soares, Aline Cristine e Rose Thomaz. O foco estará em refletir sobre os sentimentos, sensações, emoções, silhuetas e expressões absorvidas da história Navalha na Carne e fundir com o conhecimento de moda que os alunos possuem, para no final, o look produzido desfilar ao lado dos outros trabalhos feitos pelos colegas.

Com isso, o projeto adquiriu um foco baseado em um aspecto refletido pelos alunos em relação a obra, que seria o significado da navalha para a história. A partir do momento que Neusa Sueli ameaça os dois outros personagens com a arma, Vado e Veludo mudam completamente de atitude, sendo mais dóceis e arrependidos. O grupo trabalhará também com um ponto que se destaca ao longo do livro, que é o questionamento que a prostituta faz a si mesma e a Vado, “será que somos gente”? A personagem já não sabe mais sua origem e seu significado como ser – humano, assim este tema nos abriu portas para nos aprofundarmos mais na questão dos limites que as pessoas envolvidas na marginalidade se deparam.

Iremos buscar referências de texturas pesadas, sujas e escuras, com formas relacionadas a época vivida para compor o look desejado.

Concluindo, o livro Navalha na Carne é uma forte fonte de inspiração para o projeto Moda e Literatura por expressar tão bem uma determinada fatia da sociedade, que permanece com os seus determinados problemas até hoje. Por ser uma obra ligada totalmente ao urbano, se relacionará com facilidade ao estagio final do projeto, um desfile em uma grande avenida de São Paulo.

Grupo: Vinicius Uehara, Natalie Soares, Aline Crsitine e Rose Thomaz


Sobre Heróis e Tumbas -Ernesto Sabato



O livro “Sobre heróis e tumbas” narra o encontro do problemático Martín com a misteriosa Alejandra, uma figura belíssima, porém atormentada pela figura do pai ausente e pelas lembranças de sua família complexa. Os personagens vagam entre o limite da sanidade e da loucura num contexto que acontece na década de 50 em Buenos Aires.

É um romance complexo que interliga três fios narrativos: a paixão devastadora de Martín por Alejandra, a fuga do general Lavalle, herói da independência Argentina e a casta maléfica e diabólica Seita dos cegos investigada por Fernando.

Alejandra é uma mulher esquiva que se cala sempre e esconde segredos tenebrosos. Já Martín é a imagem da inocência ferida e estigmatizada por outra mulher diabólica que aposta em sua destruição, que é a própria mãe rejeitadora e promíscua.

Martím ama Alejandra, mas outras histórias além da deles, são contadas, outros focos narrativos se entrelaçam, se revezam. Fernando e Bruno contam suas histórias e a maioria dos relatos são feitos por eles.

O livro relata momentos históricos da Argentina em conjunto com relatos sobre a família de Alejandra, uma mulher sofrida e cheia de ressentimentos e mistérios que ao longo do livro vão sendo explicitados.

O ciúme, a obcessão e a loucura pairam por todos os momentos e interligam os acontecimentos.
Na narrativa sobre os Cegos o autor usa de sua riquíssima imaginação para criar um clima de horror e danação por meio de imagens sensoriais delirantes, impregnadas de rejeição ao corpo e a matéria.

Este é um romance psicológico, histórico, político, surrealista. Todos estes elementos formam uma complexidade, que abrange várias dimensões.

O autor Ernesto Sabato nasceu em 1911 na cidade de Rojas, na Argentina. Formou-se na Faculdade de Ciências Físico-Matemáticas da Universidade de La Plata, onde doutora-se em Física e leciona mais tarde.

A partir de 1941, começou a afastar-se das ciências naturais e aproximar-se da literatura, passando a dedicar-se exclusivamente ao mundo literário por volta de 1945, quando lança seu primeiro livro – Nós e o Universo.

Entre suas obras destacam-se O Túnel (1948) – livro que lhe conferiu projeção internacional, Homens e Engrenagens (1952), Heterodoxia (1953), Sobre Heróis e Tumbas (1961), O Escritor e Seus Fantasmas (1963), Abadon, o Exterminador e A Resistência (2000).

O escritor e ensaísta recebeu vários prêmios, entre eles o Prêmio Miguel de Cervantes, a mais importante premiação literária espanhola. Mas problemas de visão o afastaram da vida literária e então passou a dedicar-se às artes plásticas.

Nesta obra literária, o narrador é em terceira pessoa e o discurso é direto na maior parte do texto e indireto em alguns momentos, sendo uma narrativa fragmentada.

O período literário da obra é romance magistral e as figuras de linguagem utilizadas são metáfora e alegoria.

Sendo assim os critérios que podem ser levados em conta para o trabalho, são os sentimentos que são os pontos fortes do livro: solidão, depressão, sofrimento, angústia ,insanidade, delírios ,orgulho,ressentimentos,rejeição e obsessão. Dentre estes os que são mais relevantes da obra e que se tornaram palavras chaves para a construção do look,são a dor, a loucura, o orgulho e a rejeição.

Grupo : Lilian Mara, Larissa Antonio e Mainá Belli


AURA - Carlos Fuentes


Todos os alunos participantes do projeto Moda e Literatura 2010 escreveram resenhas sobre as obras indicadas para a realização de seus trabalhos e, entre os bons textos apresentados, o que mais se destacou pela qualidade foi a resenha da aluna Lara Bussi, sobre o romance "Aura", de Carlos Fuentes. A seguir, uma transcrição editada do trabalho de Lara:

O livro nos conta como um jovem historiador, atraído por um bom salário, chaga a uma casa antiga no velho entro da cidade. A Felipe Montero foi dada a tarefa de organizar e reescrever as memórias de um coronel francês que lutou no México. Consuleo, a viúva do coronel, quer que o trabalho seja publicado antes de sua própria morte. Aura, sua sobrinha, também mora nessa casa. Felipe fica impressionado com a beleza da sobrinha e resolve ficar na casa em troca do emprego. à medida que o tempo passa, Felipe vai se apaixonando por Aura e, na casa onde vivem, cada dia acontecem coisas mais estranhas. Este é o início de uma grande e fascinante história de amor e fantasmas, onde o sobrenatural ocupa todo o espaço. Intoxicado pela atmosfera sem ar da casa, Felipe começa a sonhar com Aura e em fugir com ela. Entre a realidade e a fantasia, Felipe vive um romance com Aura e está convencido de querer leva-la de lá. A velha parece dominar a sobrinha e, aliás, ambas agem da mesma forma. Felipe perde o sentido de realidade, entre os sonhos e a vida diurna.

Enquanto lê os escritos do General, ele faz algumas descobertas com relação à infertilidade de Consuelo, sua fantasia de ter um filho e sua obsessão com a juventude e se dá conta de que Aura é, na verdade, uma projeção da viúva de 109 anos.

Uma noite, enquanto ele a abraça, Aura se transforma na velha. Felipe assume o papel do general e nasce "Aura", que simboliza a juventude e a ilusão da vida.

O Autor de "Aura", Carlos Fuentes, nasceu no Panamá em 1928 e é ganhador do importante Prêmio Cervantes de 1987. O ramance "Aura" foi publicado em 1962 e sempre foi objeto de constante interesse acadêmico e polêmica, principalmente no México.

No romance, é possível notar uma aplicação extremamente bem coordenada para figuras de linguagem, de modo a compor um ritmo e a emprestar grande parte do prazer resultante da leitura. Como exemplos, há o paradoxo ("... rosto quase infantil de tão velho..."; p.16), a metáfora ("... olhos de mar..."; p.20) e a prosopopeia ("... olhar claro, amarelo..."; p.40).

A leitura de "Aura" e sua consequente avaliação como produto cultural fazem parte do projeto "Moda e Literatura 2010", que tem como tema "Cidades Latino-Americanas" e enfocará a produção de escritores latino-americanos que, em suas obras, privilegiaram a realidade urbana. Além disso, visa ao incremento de repertório dos alunos, condição necessária para a capacidade criadora do aluno e profissional de moda.

O contato com a obra permite a identificação de trechos associados à moda, tanto no âmbito direto, analisando as vestimentas das personagens, como indiretamente, por meio de descrições de personalidade e ambientações que poderiam se tornanr cenários de um editorial, por exemplo. Sendo assim, trata-se de uma grande fonte de ideias e inspirações, pois o autor descreve minuciosamente aquilo a que está se referindo, levando o leitor, até as últimas palavras, a acompanhar suas ideias e pensamentos.

Nosso grupo pretende desenvolver um "look" baseado na categorias categorias conceituais do velho e do novo, uma vez que Consuelo e Aura são uma só pessoa com duas dimensões: a que mostra a velhice, experiências e até limitações físicas adquiridas com o tempo; e a que mostra a jovialidade, beleza e vontade da moça.







Construções Imagéticas de Lara Bussi






Construção Imagética de Andréia Geremias




Grupo : Lara Bussi, Quesia Araujo e Andréia Geremias



Cartas de um sedutor- Hilda Hilst


















O livro de Hilda Hilst, “Cartas de um sedutor”, traz a vida de Eulália e Stamatius, que é cheia de sonhos não realizados e prazeres proibidos, revela a infância e a juventude de Karl e Cordélia, quando o desejo de ambos fica bem explicito, mas ao mesmo tempo faz com esses personagens fiquem sem história definida. É uma trama que envolve e prende o leitor, fazendo com que as sensações transmitidas por ela sejam absorvidas e interpretadas de diversas maneiras, é um romance cheio de questões vivas e a pornografia é tratada de uma forma atrativa e obscena.
O mesmo tem como personagens principais Karl, Cordélia e Stamatius e como secundários Eulália, Pai, Mãe, Albert e Iohanis. Foi escrito em 1ª pessoa, em forma de prosa e emula o romance epistolar libertino do século XVIII. As figuras de linguagem mais utilizadas pela autora são a amplificação e a metáfora. A trama do livro se passa no fim do século XX.
Cartas de um sedutor foi lido para que servisse de inspiração na criação e confecção de um look, sendo que o grupo composto de três ou quatro alunos deve apresentar seis croquis cada aluno, e a roupa deve transmitir informações e sentimentos do livro. Neste trabalho todas as disciplinas do curso estão presentes sendo: Pesquisa, criação e estilo, tendo como orientadora Jô Sousa, as demais - modelagem, costura, desenho de moda, tecnologia têxtil, moda e estilo, pesquisa e metodologia cientifica, custos, desenho digital e desenvolvimento de produto - auxiliam na criação da mesma. Há um regulamento onde a cartela de cores do look, se resume em tons de preto, branco, cinza e vermelho. O look poderá ser feminino, masculino, infantil ou andrógeno, porém isso dependerá da obra. Além de expressar sensações do livro o aluno deve buscar imagens que o inspirem em caimentos, texturas, épocas, materiais, personalidade e estilistas para ajudar no desenvolvimento do look.
Desta obra serão utilizados os seguintes elementos: sedução, paixão e romance contemporâneo, os mesmos serão representados em renda, transparência e pérolas. Não apresentar o look de uma forma vulgar e sim valorizar revelar/ocultar, pois o corpo é muito citado na obra e é um ponto forte a ser transmitido. Não utilizar o erotismo e o grotesco (pornografia) que o livro apresenta. Portanto, o livro “Cartas de um sedutor” descreve principalmente a vivência de um ser humano chamado Karl, um homem culto, com muito dinheiro, sem senso de moral e que busca explicação da sua incompreensão da vida através do sexo. Sendo assim o mesmo transmite do vulgar ao prazer, mostrando a indiferença e o individualismo desse personagem. Partindo desse ponto o look a ser produzido será expresso principalmente através da sensualidade e da paixão proibida, sendo o item que mais chama atenção na obra, trazer sempre o corpo como principal elemento e o valorizar de uma maneira sensual e prazerosa. Esses elementos serão bem representados no look com tecidos diferenciados, cores, volumes e formas que melhor o definam, para obter o final esperado.


Grupo: Vanessa Martins, Priscila Almeida e Marcela Volkland



Terra do fogo -



Grupo: Bruno D'ugo








































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário